O que é um contrato de câmbio?
Um contrato de câmbio é o documento necessário para formalizar as operações financeiras internacionais realizadas entre diferentes moedas e países, como é o caso da exportação e importação no Comércio Exterior. Logo, trata-se de um instrumento comum utilizado no mercado financeiro, onde encontram-se todas as características e condições para a concretização da negociação, como, por exemplo, a taxa de câmbio, a identificação do cliente, os valores negociados, o canal bancário e dentre outras.
Como funciona um contrato de câmbio?
Conforme as regras definidas no mercado brasileiro de câmbio, é preciso que o comprador e o vendedor escolham uma instituição financeira para intermediar a negociação entre ambos. Este processo é monitorado pelos órgãos reguladores e deve seguir todas as normas estabelecidas na legislação nacional e em suas especificidades.
Para que haja uma legalidade da operação, a identificação do cliente é fundamental e por isso, uma série de documentos é solicitada, como, por exemplo, o contrato social, o demonstrativo das operações financeiras, o comprovante de endereço, dentre outros. Desta forma, a instituição financeira é capaz de avaliar os dados e consequentemente validar as informações para que o contrato de câmbio seja escrito, garantindo a liquidação da transferência
o responsável pela elaboração do documento, isto é do contrato de câmbio, é a instituição financeira que intermedia a transação e não o vendedor ou o comprador.