Como funciona o câmbio nas operações de importação?
Tendo em vista a possibilidade de acessar outros mercados e realizar operações comerciais com outros países, o processo de importação se tornou cada vez mais importante para o desenvolvimento de algumas empresas. Diversas soluções foram criadas para ampliar cada vez mais as trocas entre os países. Todavia, é fundamental entender que quando há o envolvimento de moedas estrangeiras em uma operação, as taxas e mecanismos de câmbio se fazem presentes juntamente com variáveis que precisam ser consideradas ao realizar uma negociação internacional.
Desta maneira, caso você esteja interessado(a) em realizar este tipo de atividade, ressalta-se que o fechamento do câmbio na importação precisa ser mediado por uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil. Desde que seja credenciada, esta instituição pode ser um banco ou uma corretora, independentemente de seu porte visto que as etapas para fechamento de câmbio são as mesmas.
Neste sentido, a primeira etapa necessária para realizar uma operação de câmbio é a escolha de uma instituição financeira e o envio dos documentos requeridos para solicitar o fechamento da operação de câmbio. Neste tipo de atividade, os principais documentos exigidos são:
Conhecimento de embarque
Declaração de Importação (DI)
Fatura de Importação
Licenciamento de Importação (LI) quando preciso
Registro de Operações Financeiras (ROF) documento obrigatório para pagamento de importações acima de 360 dias.
Dependendo da instituição financeira, outros documentos também podem ser solicitados.
Ao executar a conferência dos dados apresentados, a instituição financeira gerará o contrato de câmbio, detalhando todas as questões que envolvem a negociação realizada entre comprador e vendedor. Sendo assim, após essa emissão, o câmbio de importação é fechado, considerando as necessidades do comprador, as taxas de juros e a variação cambial do dia.
Importante:
Toda operação internacional deve ser registrada no sistema do Banco Central e por conta disso, os valores a receber por conta das operações de importação estão submetidos à cobrança de tributos e possíveis taxas aplicadas pelas instituições nacionais.
Portanto, considerar estes custos ao realizar a operação se faz necessário no momento de definição dos preços das mercadorias ou dos serviços importados.
Ademais, para este tipo de atividade, temos algumas modalidades de pagamento possíveis, sendo elas:
- Pagamento antecipado - nesta modalidade de pagamento, o valor acordado entre comprador e vendedor é formalizado por meio de uma fatura proforma, sendo enviado antes do embarque da mercadoria. Neste caso, o comprador é responsável por providenciar que o valor seja enviado ao vendedor;
- Pagamento à vista - a cobrança será realizada por meio do documento de embarque;
- Pagamento a prazo - o pagamento do valor acordado só é feito após desembaraço aduaneiro.